• Geral 13/09/18 | 12:59:59
  • Aumentou o número de candidatos empresários e advogados nas eleições
  • Em terceiro lugar, está a ocupação de deputado
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Central de Notícias da RBV
  • Foto: Imagem ilustrativa/Google

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as profissões que mais cresceram proporcionalmente em relação ao total de candidatos nesta eleição são as de empresário e advogado. Neste ano, 10,3% dos candidatos declaram ser empresários. Há quatro anos, eram 9,4%, um aumento de 0,9 ponto percentual. Já os advogados cresceram de 5,5% para 6,3%.

As duas profissões são também as ocupações mais comuns entre os candidatos com pedido de registro no TSE em 2018. São mais de 4,6 mil dos aproximadamente 28 mil candidatos deste ano.

Em terceiro lugar, está a ocupação de deputado ou seja, pessoas que já ocuparam o cargo político anteriormente e estão provavelmente tentando a reeleição ou a mudança para outro cargo político. A proporção de candidatos que constam como deputados, porém, permaneceu a mesma entre 2014 e 2018: 4,1%.

Já na outra ponta, os servidores públicos, tanto estaduais quanto municipais, os vereadores e as donas de casa foram os profissionais que mais tiveram queda proporcionalmente em relação a 2014.

Empresários e advogados são também as ocupações mais comuns tanto entre homens quanto entre mulheres candidatas. A principal diferença é a ampla presença de deputados entre os homens (5,2% dos candidatos, sendo a terceira ocupação mais comum entre os candidatos) e a baixa entre as mulheres (1,6%, a 15ª profissão mais comum).

comentários