• Geral 22/03/19 | 15:06:35
  • 22 de março: Dia Mundial da Água
  • Cuidar desse bem é essencial
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Central de Notícias da RBV/ Rádio Vitória
  • Foto: Imagem ilustrativa/Google

Criado pela ONU, o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Considerada fonte de vida, a água se mostra importante para todos os ecossistemas, no entanto, mesmo diante de tamanha relevância, o líquido não recebe os cuidados que deveria, pelos menos é o que se constata em escala global. Na região do Alto Vale do Rio do Peixe, a situação não é diferente, embora tenha se observado uma melhoria considerável nas condições da água nos últimos anos.

Andrei Goldbach, Engenheiro Ambiental e Presidente do Comitê Rio do Peixe, destaca que o mundo vive uma situação diferente da do Brasil, que é privilegiado pela formação de bacias hidrográficas, rios e até mesmo pela quantidade de chuva recorrente, o que resulta em conforto para os usuários.

De acordo com Andrei, o Rio do Peixe tem sua nascente em Calmon e corta um total de 27 municípios da região oeste do estado de Santa Catarina que utilizam suas águas para diversos fins, como consumo humano, lazer, irrigação, entre outros. Ele salienta que o uso humano ocorre de diversas maneiras e que o grande desperdício ocorre durante a higienização corporal, pois é durante o banho maior gasto ocorre, responsável por cerca de 39% do uso da população.

Questionado sobre a condição regional, o Engenheiro informou que a população não ficará sem água, porém, é necessário que os cuidados existam com o intuito de melhorar a qualidade do recurso.

Ainda em relação a qualidade, Andrei lembrou que nos últimos anos foram registradas melhoras significativas nas águas do Rio do Peixe, isso entretanto, não significa que o resultado seja bom, mas que o rio deixou de ser tratado como de qualidade péssima, para agora receber a qualificação ruim.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe trabalha visando garantir dois princípios fundamentais, que são a conservação da qualidade da água na Bacia do Rio do Peixe, fundamental para os municípios, a utilização racional dessa água por parte de seus usuários, através do controle da quantidade de água disponível nas diversas áreas da bacia. Para outras informações acesse: www.bchriodopeixe.com.br

comentários