• Política 13/06/18 | 12:14:18
  • Vereadores rejeitam novo cargo de Enfermeiro em Ibiam
  • Sessão ordinária foi realizada na terça-feira (12)
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Câmara
  • Foto: Assessoria de Imprensa Câmara

Nesta terça-feira (12) os vereadores de Ibiam voltaram a reunir-se para tratar de assuntos de interesse do município.

De autoria de Miguel Felicetti (MDB) foi aprovada a indicação que sugere ao Poder Executivo, através da Secretaria de Obras a abertura e cascalhamento da estrada de acesso ás propriedades de: Francisco Felicetti, Anderson Costa, Celso Jorge e Oscar Pereira Duarte. O pedido justifica-se diante do preparo dos terrenos para o plantio de trigo e o raleio de pinus, conseqüentemente, o tráfego de caminhões é intenso e a estrada encontra-se em péssimo estado de conservação.

 

Ordem do Dia

Os vereadores rejeitaram por 5 x 4 o projeto de lei do Executivo que visava criar uma nova vaga para Enfermeiro no município. Repetindo a votação anterior a decisão final coube ao presidente José Henrique Ramos Moreira que desempatou com sua posição contrária a iniciativa.

Também houve a 2ª discussão e votação do projeto de lei do Executivo que reconhece a responsabilidade civil da Administração Municipal por dano causado a terceiro e autoriza o ressarcimento dos prejuízos. Os 4 vereadores da oposição abstiveram-se de votar alegando desnecessária autorização da Câmara para tal indenização, refere-se a ato Administrativo e não Legislativo.

Ainda por 7 x 1 os vereadores aprovaram as contas do exercício de 2016, do Prefeito Interino de Ibiam Gilmar Fontana (PR). A posição contrária foi do vereador Sérgio Ramos (PSDB) que justificou o descaso daquele Gestor que deixou obras públicas inacabadas entre elas o Centro do Idoso.

Na sessão ainda esteve presente o Secretário de Educação do município, senhor Caio Rinaldi, o qual prestou esclarecimentos sobre a contratação de professores, estagiarias, atuação de professores em sala de aula, e o funcionamento do transporte escolar. Questionado pelos vereadores: Clodomir Parise, Jocimar de Oliveira, Miguel Felicetti e Sérgio Antonio Ramos o secretário informou que todos os ônibus passaram pela inspeção veicular e ainda já pediu para o prefeito licitar mais uma linha para o Transporte Escolar. Foi nesta questão que o vereador Miguel manifestou sua preocupação pois das 7 linhas licitadas atualmente apenas 5 foram chamados, assim julga um deboche da Administração convocar nova licitação, caso venha acontecer, visto que foi por esta razão que o prefeito foi afastado do cargo, momentaneamente em fevereiro deste ano e, onde aguarda-se decisão definitiva da justiça sobre o caso.

 

Palavra Livre

Na palavra livre os vereadores foram unânimes em agradecer pelo comparecimento do Secretário de Educação na Câmara. A bancada da Oposição mencionou que a visita feita na Escola, faz parte do papel do Vereador, eleito para ser fiscal do Executivo em nome da população e, os casos constatados e relatados por profissional da própria unidade de ensino é preocupante. Neste sentido, Clodomir Parise (MDB) sugeriu ao secretário que tenha motorista reserva, devidamente habilitado e qualificado, para eventual imprevisto. Jocimar Tesk de Oliveira (MDB) enfatizou que há desvio de função de alguns servidores da educação e, alertou sobre estagiárias em sala sem professor responsável. O vereador Sérgio Ramos (PSDB) sugeriu ao Secretário de Educação licitar mais uma linha do Transporte Escolar e ter um ônibus reserva para imprevisibilidades. Miguel reforçou que antes de lançar nova licitação para o Transporte Escolar o Executivo aguarde a decisão da Justiça sobre dois transportadores vencedores de pregão e não chamados. Ainda alertou sobre possível transação comercial de uma linha entre transportadores.

Na sessão foram contestadas as afirmações do prefeito de Ibiam feitas na Rádio Tangará na última semana. Sérgio Ramos (PSDB) preferiu acreditar que Ivanir tenha se equivocado e não mentido mas, que quando afirma que nunca se investiu tanto na Agricultura não é o que a população comenta. Miguel Felicetti (MDB) diz que o prefeito foi infeliz nas declarações e, estranhou o por que o mesmo não falou sobre o Baixo-Assinado pedindo o retorno de Solange Borsoi ao Posto de Saúde.Por sua vez o vereador Jocimar Tesk de Oliveira (MDB) foi mais enfático na em resposta ao prefeito.

Por fim o vereador Miguel Felicetti (MDB) definiu como "babacas" alguns que utilizam as Redes Sociais para difamar o trabalho fiscalizador dos vereadores da Oposição. Ainda mencionou que com o Jurídico da Câmara estuda forma de retratação destas pessoas má intencionadas.

O presidente do Legislativo, José Henrique Ramos Moreira (PSD) encerrou os trabalhos e convocou os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada dia 19 de junho de 2018, ás 18.30 horas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam

comentários