• Política 09/08/18 | 06:04:20
  • Vereadores de Ibiam retomam sessão após recesso de julho
  • Próxima sessão será no dia 14 de agosto, às 18:30
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam/SC
  • Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam/SC

No comando do Presidente, José Henrique Ramos (PSD), foi retomado na noite desta terça-feira (07) as sessões do Legislativo de Ibiam após o breve período de recesso. Na oportunidade reassumiu o posto de vereador Mauri Miorelli Dissegna (PT) que se afastou por 90 dias para tratamento de saúde.

Entre as indicações aprovadas esteve de Clodomir Parise (MDB) na qual solicita terraplanagem para construção de uma casa, um estábulo para gado leiteiro e abertura de vala para encanamento de água, na propriedade do Sr. Enore Turela, na comunidade de São Sebastião. Em sua justificativa destaca que o serviço aumentará a renda do produtor e o movimento econômico a ser gerado no município.

Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) sugere ao Executivo a confecção e fixação de placa indicando o acesso á comunidade de Gramados Santos, na rodovia SC-135, acesso na comunidade de Rui Barbosa. Ele justificou que o pedido foi feito varias vezes no ano anterior e, caso a Administração não possuir recursos para confeccionar a placa, que seja informado á Câmara, que o vereador pagará a placa com recursos próprios. Outra indicação de Jocimar aprovada por seus pares solicita através da Secretaria de Obras, que seja feito um bueiro na estrada da Linha Central, próximo à propriedade de Rodrigo Dalmolin.

Ainda em Plenário foi aprovado o requerimento dos Vereadores da Bancada de Oposição na qual solicitam ao Prefeito de Ibiam informações sobre o processo licitatório do qual sagrou-se vencedora a empresa Comércio e Transportes Bresola Ltda. Entre os pedidos: nome dos produtores que fizeram uso do serviço, relatório das horas trabalhadas para cada produtor com as máquinas terceirizadas e já pagas e, controles e notas fiscais, das Secretarias de Agricultura e Obras, juntamente com o relatório dos serviços efetuados até a presente data e ainda não pagos. Sérgio Ramos (PSDB) destaca que chama atenção a contratação de 3 mil horas máquina sem a elaboração de um projeto específico para execução do serviço. O vereador Jocimar (MDB) apóia incentivos na Agricultura mas, manifestou a dificuldade de identificar os beneficiados com o serviço e, dos nomes conhecidos reservam familiaridade ou proximidade com o Prefeito Ivo Zanin (PP). Miguel Felicetti (MDB) questionou o limite de horas para cada agricultor. Na defesa da Administração Irineu Salvadori (PDT) menciona que não há garantia que todas as horas licitadas serão utilizadas mas, que existe uma demanda a ser atendida na Agricultura. Quanto aos beneficiados Irineu informou que uma Comissão do Executivo é quem define os favorecidos com horas máquina e, logo será encaminhado a Câmara Projeto de Lei que eleva as horas para serviços aos pequenos agricultores.

Também foi aprovado por unanimidade o Requerimento de Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) na qual se licenciará por 30 dias da função de Vereador, período de 08 de agosto á 07 de setembro, para tratar de assuntos particulares.

A Bancada de Vereadores da Situação apresentaram Moção de Aplauso ao Prefeito e a Comissão Organizadora pelos Festejos de 23 anos do município. Para Márcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) pela proporção do município foi uma grandiosa festa, na qual elevou o nome do município. Já o Mauri Miorelli Dissegna (PT) enalteceu a programação que contemplou brinquedos para crianças e inaugurações de obras públicas. José Recalcatti (PPS) parabenizou o município e salientou que para o próximo ano será ainda melhor. Por sua vez, Miguel Felicetti (MDB) retificou que apenas nos dois últimos anos não houve festejo de aniversário do município e destacou que "faltou a essência da festa pois, foi baixa a presença do povo de Ibiam, maioria de outras cidades".

O presidente após ouvir do relator da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara na qual emitiu parecer favorável sobre os Projetos de Lei 087/18, 088/18 e 089/18 que alteram a forma de provimento, a carga horária e a remuneração do Cargo de Assistente Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ibiam colocou a matéria em votação na Ordem do Dia. Pelo mesmo placar, 7x1, os projetos foram aprovados. Único que votou contrário foi Miguel Felicetti (MDB) que explicou não caber ao Legislativo regulamentar o tema, mas o Executivo fazer valer o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público (MP). A vereadora Márcia (PP) enfatizou que a tramitação dos projetos na Câmara vai ao encontro de exigência do MP.

Durante a Palavra Livre o vereador Miguel Felicetti (MDB) comentou sobre possível irregularidade na aquisição de veículo coletivo para a Saúde. Pelo Edital o automóvel deveria disponibilizar 17 lugares e possuir regulagem no volante mas, a empresa vencedora do certame licitatório não respeito estas exigências. Sobre a ação do GAECO em Ibiam criticou Nota da Prefeitura tentando eximir-se de culpa sobre o fato. Para ele prefeito, vice-prefeito e Secretária da Saúde deverão ser responsabilizados pela Terceirização da Saúde no município. A empresa ainda havia prometido conseguir Emendas Parlamentares mas, nada conseguiu para Ibiam. Destacou que vereadores e funcionários da Saúde alertaram o Executivo a respeito mas, precisou o MP agir para ser deflagrada a situação.

Já Irineu Salvadori (PDT) manifestou sua tristeza com o fato, parabenizou o vereador que fez a denúncia ao MP e como houve investigações no passado deve ser realizado no presente e, espera que a Justiça seja feita. Ele ainda citou trabalhos realizados em algumas comunidades do interior e aproveitou a oportunidade convidar para reuniões sobre Troca-Troca de Sementes e Silagem.

O vereador Clodomir Parise (MDB) aproveitou a presença do novo Secretário de Agricultura na Câmara, Célio Raizer, dirigiu algumas palavras de incentivo ao mesmo. Ele acredita que um conhecedor da área fará um bom trabalho pela Agricultura do município. Sobre a Operação do GAECO elogiou a atitude de Irineu de lamentar o ocorrido e, julga importante o trabalho da Justiça para descobrir até que patamar alcançou esta fraude na Saúde de Ibiam. Ele enfatizou que causou estranheza um diretor/presidente de empresa andar com seguranças e prestar explicações a vereadores de um município do porte de Ibiam e, ainda mencionou que levantou mais suspeitas pedidos de dentro da Secretaria de Saúde para retirar funcionária como Solange Borsoi que trabalhava de forma imparcial no atendimento a população.

Para Sérgio Ramos (PSDB) era visto que este "Contrato Mirabolante" para gestão do Posto de Saúde com esta empresa iria refletir nisso. Julga que o Prefeito devia suspeitar de algo estranho estava acontecendo. Ainda manifestou sua surpresa em Reunião do Conselho de Saúde que seus membros, mesmo com este episódio, insistem em afirmar que os trabalhos da Saúde do município "esta tudo certo". Ele ainda sugeriu ao novo Secretário de Agricultura projetar as ações da pasta ouvindo Técnicos da EPAGRI, Veterinários e o homem do campo.

Mauri Miorelli Dissegna (PT) parabenizou a atitude do Prefeito de encerrar o contrato com a Empresa investigada pelo MP. Também demonstrou sua indignação com o fato e, acreditava como a Administração que a empresa iria prestar um bom serviço a população. Finalizou sua fala desejando sucesso aos novos nomes que assumem as Secretarias de Agricultura e Obras de Ibiam.

Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) mencionou que os vereadores alertaram de algo errado na Saúde do município. Informou que veiculo coletivo da Saúde mesmo sem ter componentes exigidos pelo edital já esta até emplacado. Questionou o vereador Irineu Salvadori (PDT) sobre os incentivos aos produtores. Para Jocimar esta havendo direcionamento para familiares do prefeito tanto em serviços de horas máquinas, quanto na distribuição de cargas de britas. Irineu afirmou não ter conhecimento de tais fatos.

A vereadora Márcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) demonstrou sua confiança no trabalho dos novos Secretários de Obras e Agricultura. Contestou a afirmação de Miguel Felicetti (MDB) sobre pouca participação do povo de Ibiam na festa do município. Ainda esclareceu que o emplacamento do novo veiculo coletivo da Saúde fez necessário para colocação de sistema de airbag em Lages e, outras exigências do edital serão realizadas pela empresa vencedora da Licitação. Sobre mudança de função de servidora de Ibiam, recordou que no passado houve injustiças piores, situações humilhantes. Quando a Operação do GAECO elogiou quem fez a denúncia ao MP, destacou que o prefeito buscou informações da empresa antes da contratação e teve referências positivas. Ela ainda destacou que se a empresa cumprisse todas as cláusulas do contrato seria um excelente trabalho a população. Quando a promessa da empresa em auxiliar nas emendas parlamentares não via problema com isto se tivesse acontecido.

Finalizando, os trabalhos o presidente da Câmara, José Henrique Ramos Moreira (PSD) demonstrou sua tristeza em novamente o município ser lembrado de forma vergonhosa pelas pessoas. Ele relatou isto diante do ao ser questionamento nos últimos dias na região em suas visitas como representante comercial de uma Vinícola. José Henrique não condenou as pessoas que pagaram por favorecimentos mas, as aqueles que aproveitaram deste momento de fragilidade humana para obter recursos financeiros. Por acreditar em uma nova política repudiou tal fato e afirma continuar acreditando num Ibiam melhor.

O presidente do Legislativo ainda lamentou a ausência do município na Copa Regional dos Campeões. Além de Ibiam ter um histórico positivo na competição, acredita que o Esporte minimiza as rivalidades políticas, enaltece o município e une as pessoas na torcida pelo time da cidade. Ao demonstrar sua indignação indagou ao Executivo que justifique a ausência do município na competição. Dito isto, o presidente encerrou a sessão convocando os vereadores para a próxima reunião em 14 de agosto às 18:30 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

comentários