• Política 10/10/18 | 12:21:29
  • Vereadores aprovam repasse financeiro para CTG de Ibiam
  • Sessão foi realizada nesta terça-feira (09)
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Câmara
  • Foto: Assessoria de Imprensa Câmara

Na noite desta terça-feira (09) o Poder Legislativo de Ibiam, sob a presidência de José Henrique Ramos Moreira (PSD) esteve reunida para mais uma sessão ordinária. 

Na oportunidade foi aprovado a Indicação 030/18, do vereador Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) na qual sugere ao Poder Executivo, através da Secretaria de Obras, o preparo de terreno, em torno de 5 á 6 horas de Draga e, ainda abertura e patrulhamento do acesso ao estábulo na propriedade do Srº Jair Falchetti. O vereador destacou que o produtor solicitou o serviço junto á Secretaria há um ano e meio e ainda não foi atendido e até Indicação houve da Câmara solicitando o serviço e não atendida. Para Jocimar se a família tivesse o sobrenome do Prefeito teriam feito o trabalho.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Mauri Miorelli Dissegna (PT) informou que o Secretário de Obras tem conhecimento do fato e, e nada foi feito em razão do mal tempo, sendo que logo será realizado o serviço.

A bancada da Situação composta pelos vereadores Daniel Andrique (PP), Irineu Salvadori (PDT), José Luis Recalcatti (PPS) e Mauri Dissegna (PT) apresentaram Moção de Aplausos, as escolas do Município de Ibiam, parabenizando os professores pela passagem do seu dia a ser comemorado em 15 de outubro, pela dedicação nos ensinamentos e conhecimentos ofertados aos nossos alunos. A Moção foi aprovada por todos os vereadores.

Durante a sessão, a pedido do Presidente foi lido o parecer da Comissão Especial a respeito do Solicito a comissão especial para emitir parecer do projeto de lei 695/18 e Projeto de Lei 696/18. Todos os integrantes das Comissões foram favoráveis.

O presidente do Legislativo ainda encaminhou as contas da Prefeitura de Ibiam exercício de 2017, para a Comissão de Finanças e Orçamento emitir seu parecer no prazo de 60 dias, com elaboração de projeto de decreto legislativo.

Ainda houve nomeação dos vereadores Irineu Salvadori (PDT), Daniel Andrique (PP) e Mauri Dissegna (PT) para composição da Comissão Especial para analisar e dar seu parecer sobre o Projeto de Lei 697/18 e Projeto de Lei complementar 091/18 que tratam de Crédito Adicional para manutenção das atividades da Câmara de Vereadores e sobre as normas relativas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Na Ordem do Dia aconteceu a 1ª discussão e votação do Projeto de Lei 695/18, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária do Município de Ibiam para o exercício de 2019. Também houve a 1ª discussão e votação do Projeto de Lei 696/18 que autoriza o repasse de contribuição financeira para o CTG Três de Outubro. Os projetos foram aprovados por unanimidade.

O vereador Clodomir Parise (MDB) seguindo orientação do Jurídico da Câmara solicitou ao vereador Mauri Dissegna (PT) para que seja informado ao Legislativo pelo Prefeito de qual fonte orçamentária será destinado o recurso ao CTG.

Quando anunciado espaço para Palavra Livre o vereador Miguel Felicetti (MDB) autorizado pelo presidente ausentou-se da Sessão.

Clodomir Parise reforçou o pedido ao Poder Executivo sobre de qual dotação orçamentária será destinada o auxílio de R$ 4 mil para o CTG justificando a preocupação relacionada a transparência pública.

Irineu Salvadori (PDT) destacou que a entidade tradicionalista é importante para o município e que o prefeito vai esclarecer a questão financeira.

Daniel Andrique (PP) elogiou a iniciativa de Mauri de homenagear os professores de Ibiam mencionando sua admiração por estes profissionais que enfrentam dificuldades em educar na atualidade.

Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) salientou que o repasse ao CTG é importante mas, ainda é pouco perante o valor em Caixa da Prefeitura. Voltou a cobrar do Executivo placas informativas nas comunidades do interior e, instigou vereador Irineu a convencer o Prefeito para que Solange Borsoi retorne ao Posto de Saúde. Em sua justificativa destaca que não é justo este sofrimento da população e, por orgulho a Secretária de Saúde e o Prefeito não voltam atrás na decisão.

Irineu, por sua vez, esclareceu que foi contra também a remoção de Solange mas, quem manda é o Prefeito. Sobre as placas de trânsito informou que logo serão colocadas em todas as comunidades do interior, assim como as serão lombadas na Avenida 20 de Julho e Rua dos Operários. As melhorias deverão ser feitas junto com a obra de asfalto da Linha União.

Sérgio Antônio Ramos (PSDB) parabenizou os professores, recordando que há no seu tempo eram chamados de Mestres. Ele sugeriu ao Executivo procurar as entidades do municípios e elaborar um calendário de repasses financeiros e, mandar os projetos com antecedência para analise dos vereadores. Ainda manifestou sua indignação diante da informação de as lombadas só serão feiras depois do asfaltamento do acesso a Linha União.

Mauri Miorelli Dissegna (PT) discorreu que na Saúde o prefeito esta sensibilizado para contratação de mais um médico e, sobre o caso da Solange, embora estivesse de licença a época da discussão sabe de seu trabalho no Posto mas, acredita que ninguém é insubstituível e, a decisão do prefeito deve-se da necessidade de seu trabalho em outra função. Ele ainda falou sobre as comemorações típicas de outubro

O presidente da Câmara, José Henrique Ramos Moreira (PSD), reforçou o pedido melhorias na propriedade do Srº Jair Falchetti o qual o Secretário de Obras se já foi conferir a situação sabe da urgência no pedido do agricultor. Ainda destacou que ações no interior devem ser priorizadas para que ninguém seja prejudicado.

Ao final os vereadores foram convocados para Sessão Extraordinária ocorrida na manhã de quarta-feira (10) com a presença do Prefeito de Ibiam para prestar esclarecimentos sobre o processo licitatório da aquisição da VAN/MINIBUS, contratação de serviços de enfermagem e contratação da empresa SPB Health Solution.

A próxima reunião dos Vereadores, na próxima semana, acordado pela maioria dos parlamentares acontecerá na próxima segunda-feira dia 15 de outubro de ás 18.30 horas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Ibiam

comentários