• Política 05/12/18 | 12:14:36
  • Legislativo aprova orçamento do Município de Ibiam para 2019
  • Sessão realizada na terça-feira (04)
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Câmara
  • Foto: Assessoria de Imprensa Câmara

Os 9 vereadores de Ibiam sob o comando do presidente José Henrique Ramos Moreira (PSD) estiveram reunidos na noite desta terça-feira (04) para mais um sessão ordinária do Legislativo. Na oportunidade Miguel Felicetti (MDB) teve aprovado seu Requerimento direcionado ao Prefeito fornecimento de cópia autenticada de documentos ligados aos senhores: Sélio Cardoso Raizer, Joares Trevisol e Edercarlos Zanin, no período de 1º de Janeiro de 2010 a 4 de dezembro do corrente ano. O vereador requer o termo de adesão, termo de responsabilidade, forma de pagamento (se era diária utilizada ou horas utilizadas) e os relatórios de utilização dos implementos agrícolas.

Ainda foram aprovados as Indicações nº 035/18 e nº 036/18. A primeira de Miguel Felicetti (MDB) sugere ao Executivo espaço para realização de Feira de Produtos do pequeno produtor rural do município. Outra Indicação refere-se a construção da rede de esgoto no loteamento Maria Rita de Ibiam. Em sua justificativa Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) alega pedidos de moradores que tem reclamado da ocorrência de infiltração nos lotes vizinhos e de mau cheiro, incomodando famílias que lá residem. Mauri Miorelli Dissegna (PT) destacou a importância de um projeto de Saneamento Básico para resolver o problema. Irineu Salvadori (PDT) acredita que não é viável fazer fossa e, julga importante pensar numa subestação de tratamento de esgoto no município. José Luiz Recalcatti (PPS) afirmou ter conversado com o Prefeito, o qual lhe informou que a Administração trabalha na elaboração de projeto a respeito.

A pedido do Presidente José Henrique Ramos Moreira (PSD) o relator da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara emitiu parecer das contas da Prefeitura de Ibiam referente ao exercício de 2017. A comissão aprovou por 2 x 1, sendo contrário Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) e favoráveis Irineu Salvadori (PDT) e Mauri Miorelli Dissegna (PT).

Ainda foram nomeados os vereadores Sérgio Antonio Ramos (PSDB), Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) e Marcia Gomes de Oliveira (PP) para comporem a Comissão Especial visando parecer do Projeto de Lei Complementar nº 093/18 de Origem Legislativa que altera a Carga Horária de 05 (cinco) para 08 (oito) horas semanais do cargo de Assessor Jurídico da Câmara respeitando vencimento proporcional ao aumento da carga horária.

Na Ordem do Dia houve a 2ª discussão do Projeto de Lei nº 698/18 que estima e fixa despesas do Município de Ibiam para 2019. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Na Palavra Livre o vereador Clodomir Domingos Parise (MDB) justificou sua ausência na sessão extraordinária marcada para as 18:30 horas, observou a contrariedade na afirmação do vereador Mauri Miorelli Dissegna (PT) o qual diz que vereadores não votaram em projeto Sociambiental sendo que o mesmo foi aprovado. Em razão de compromisso particular o vereador ausentou-se da sessão.

Mauri Miorelli Dissegna (PT) destacou a 1ª Mostra de Danças realizada em Ibiam no último sábado (01) com a participação de municípios vizinhos, também o belo desempenho dos Clubes de Mães de Linha Gaúcha e Nova Vida em competição regional e, ainda enalteceu o Mutirão de Combate ao mosquito Aedes Aegypti promovido pela Administração Municipal na terça-feira (04). Finalizou, reforçando a necessidade de trabalho em parceria entre Executivo e Legislativo para o bem do município.

Irineu Salvadori (PDT) reforçou que o Estudo Socioambiental vai beneficiar a população que mais precisa. Ainda comentou sobre a Audiência Pública de sexta-feira (30) em que Ibiam por ser essencialmente agrícola merece ter acesso aslafaltico nas comunidades rurais e, espera que o próximo prefeito dê continuidade ao projeto.

Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) criticou o serviço da Secretaria de Obras que apenas jogou cascalho no pátio da empresa Jefe Paletes em Linha Gramadinho e na propriedade de Alcides Moreira faltando compactar com o rolo compressor. Ainda procura pela verdade no discurso do prefeito em que na Rádio Tangará diz ter licença já aprovada de Linha União e na Audiência Pública afirma que nenhuma das 3 linhas tem licença ambiental aprovada para começar as obras. Jocimar também recordou o valor expressivo de recursos financeiros de parlamentares Federal e Estadual ligados a bancada de Oposição destinadas a Ibiam nos últimos anos porém, lamentou a incompetência do Executivo ao licitar veículo coletivo para Saúde, na qual a população aguarda pela Van a meses.

Sérgio Antonio Ramos (PSDB) desafiou o Executivo a colocar em Audiência Pública projeto de Saneamento Básico de Ibiam. Porém, declarou ser vergonhosa a Audiência realizada na sexta-feira (30) pois, não deixaram a população colocar a realidade do município. Declarou que ao invés de deixar um legado priorizando linhas que oferecem maior retorno financeiro ao município o Prefeito optar por aslfaltar primeiro o acesso a Linha União, onde possui sua residência familiar. Para o vereador o fato colabora com a situação de caos vem se instalando no município.
Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) elogiou o Mutirão de combate ao mosquito da Dengue da Vigilância Sanitária recolhendo lixo na SC-135 e panfletagem na área urbana e lamentou que não pode acompanhar a iniciativa. Afirmou que a Licitação da Van da Saúde foi esclarecido mas, segundo ela tem pessoas que preferem não entender e sim complicar. Recordou que no passado houve várias fraudes em licitações comprovadas pela Justiça. Quanto a Audiência Pública sobre aslfalto em comunidades do interior julgou interessante pois, a população e os vereadores puderam se manifestar e, reafirmou que havia dito na oportunidade entre outras declarações que não importa em que comunidade começará mas, que é compromisso do Plano de Governo da Administração e será cumprido. Ela finalizou relatando a dificuldade de angariar recursos para Ibiam mas, com persistência tem conseguido fazer sua parte.

Miguel Felicetti (MDB) devido a curso em Florianópolis não pode participar da Audiência mas, entre os pontos de repercussão esta relacionado se haverá alguma cobrança dos moradores depois da obra concluída. Quando ao veículo coletivo da saúde reafirmou que os vereadores estão cumprindo com seu papel e, que perito deverá comprovar o veículo licitado não atende as exigências do edital. Destaca que o coletivo esta parado pela irresponsabilidade de alguns da Administração afetando a população que aguarda a mais de 6 meses pelo reforço no transporte de pacientes da saúde.
A sessão encerrou com lembrete do presidente José Henrique Ramos Moreira (PSD) sobre o prazo de registro de chapas para a eleição da nova mesa diretora e convocação dos vereadores para reunião extraordinária quinta-feira (06) as 18:30 horas e reunião ordinária a pedido do vereador Sérgio Antonio Ramos (PSDB) antecipada para próxima segunda-feira dia 10 de dezembro as 19:30 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

comentários