• Política 06/12/18 | 12:12:57
  • Diagnóstico Socioambiental de Ibiam é aprovado pelos Vereadores
  • Durante sessão extraordinária realizada nesta terça-feira, dia 04
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Câmara
  • Foto: Assessoria de Imprensa Câmara

Através de sessão extraordinária realizada as 18:30 horas desta terça-feira (04) os vereadores de Ibiam aprovaram o diagnóstico socioambiental do município de Ibiam. O projeto de nº 699/18 tramitou em regime de urgência e, não teve opinião unânime entre os parlamentares, prova disso, foi a votação que resultou em 4 (quatro) votos favoráveis, 2 (dois) votos contrários e 1 (uma) abstenção.

Em razão da ausência do Vereador Clodomir Parise (MDB) atual 1º Secretário da Mesa Diretora e, a pedido do 2º secretário Irineu Salvadori (PDT) a leitura da ata da reunião anterior foi realizada pela Secretária Executiva da Câmara, Elisa Maria Gheno Trevisol.

O Projeto de Lei (PL) de autoria do Executivo é baseado em Diagnóstico elaborado pelo Consórcio CIMCATARINA o qual através de estudo técnico relata a atual situação ecológica e ambiental de Ibiam.

Durante o espaço de discussão o vereador Sérgio Antonio Ramos (PSDB) enfatizou ser de grande valia o Diagnóstico porém, vota contra por ser um projeto extenso para análise em curto prazo. Além de seu entendimento de que não tem competência o Poder Legislativo para aprovar ou rejeitar estudo técnico.

Irineu Salvadori (PDT) é favorável pois, além de adequar o Município com a Legislação Ambiental e o Plano Diretor, oportunizará a população resolver questões ambientais sem a necessidade de comparecer a sede de órgão Ambiental fora do município.

Mauri Miorelli Dissegna (PT) considera importante o projeto em razão de nortear o município na questão ambiental por isso, vota favorável.

Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) mesmo com esclarecimentos dos vereadores da Situação mantém dúvidas relacionadas ao Projeto e, observando haver Leis Federais que regulam a situação prefere não correr o risco de aprovar algo que possa prejudicar a população em votou contra.

Márcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) aprova o Diagnóstico Socioambiental que proporcionará a devida adequação ao Plano Diretor Municipal, futuramente, favorecendo pessoas que aguardam pela regularização ambiental.

Miguel Felicetti (MDB) preferiu abster-se de votar justificando receio de ferir Lei Federal que normatiza questões ambientais.

José Luiz Recalcatti (PPS) votou favorável visto que os técnicos estiveram no município para elaboração do estudo e, conhecedores do tema julga importante aprovar resultado do trabalho condensado neste Diagnóstico.

Em razão da proximidade do encerramento ano Legislativo e, como alguns Projetos tramitam em Regime de Urgência o Presidente da Câmara, José Henrique Ramos Moreira (PSD) convocou os vereadores para mais uma sessão extraordinária nesta quinta-feira (06) as 18:30 horas para deliberação das contas da Prefeitura de Ibiam referente ao exercício de 2017 e projeto que altera carga horária da Assessoria Jurídica do Legislativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

comentários