• Política 20/02/19 | 12:04:16
  • Vereadores intensificam requerimentos ao Prefeito de Ibiam
  • Sessão ordinária foi realizada na terça-feira (19)
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
  • Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam

Na noite desta terça-feira (19) a Câmara de Vereadores de Ibiam retomou as sessões ordinárias no seu horário tradicional, as 18:30 horas após o término do horário de verão. Não compareceram no Plenário os Vereadores Mauri Miorelli Dissegna (PT) e Irineu Salvadori (PDT), sendo que a leitura da Ata da Sessão anterior foi realizada pela Secretária Executiva Elisa Maria Gheno Trevisol.

A reunião sob o comando do presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB) teve 8 (oito) Requerimentos apresentados e aprovados.

A Bancada de Oposição formada pelos vereadores Jocimar de Oliveira Tesck (MDB), José Henrique Ramos Moreira (PSD), Clodomir Domingos Parise (MDB) e Miguel Felicetti (MDB) solicitam cópia do projeto de asfaltamento da estrada de São Sebastião, Santo Alécio e cópia do volume 01 do projeto de asfaltamento da estrada de Linha União. Na justificativa destaca-se a análise e fiscalização do andamento da execução da obra de asfaltamento da estrada de Linha União, uma vez que quando requerido cópia do referido projeto no ano anterior, foi enviado apenas o volume 02. Quanto aos demais, se faz necessário acompanhar desde o início os projetos, conforme discutido em audiência pública.

Os mesmo vereadores solicitam ainda ao Prefeito relação das 39 famílias beneficiadas com o asfaltamento da estrada de Linha União, conforme divulgado em rede social da Prefeitura de Ibiam no dia 22/01/2019.

Outro Requerimento da Bancada de Oposição destina-se a Secretária de Saúde, solicitando cópia do diário de bordo da ambulância, do período de 13/02/2019 á 16/02/2019, com os devidos esclarecimentos sobre pacientes atendidos pela ambulância nesse período, constando nome do paciente, cidade de deslocamento para atendimento, nome do motorista, nome de servidores públicos municipais que acompanharam os pacientes no deslocamento (auxiliar de enfermagem, enfermeira e outros). Os vereadores justificam a solicitação para fins de fiscalização.

Já o vereador Clodomir Parise (MDB) apresentou 3 (três) requerimentos durante a Sessão. O vereador requer cópia dos diários de bordo de todas as caçambas das Secretarias do município, referente ao período de 01/01/2018 á 19/02/2019, para fins de fiscalização. Ainda requer ao Prefeito informações sobre o programa INTERNET RURAL, programa do Governo Federal, onde o Município foi contemplado em 2018. O Vereador busca saber o andamento deste convênio e prazo de execução do mesmo, bem como cópia do convênio celebrado. Por fim, Clodomir solicita que sejam enviados á Câmara cópias dos convênios celebrados com municípios vizinhos para transporte de alunos do ensino fundamental e/ou ensino médio. (Herval D'Oeste, Campos Novos, Ibicaré e outros).

O Vereador Miguel Felicetti (MDB) requer ao Prefeito os documentos abaixo relacionados, devidamente numerados e autenticados pelo servidor responsável:

• Cópia do Processo Licitatório n. 062/2018, Pregão Presencial n. 33/2018 (contratos, notas fiscais, empenhos, eliquidações de pagamento), e cópia do relatório de auditoria realizada pela Empresa Contratada EmogenesBalena Auditoria S.S. LTDA. ME CF (Contrato aditivo n. 081/2018) no referido Processo.

• Cópia do relatório de auditoria realizada pela Empresa Contratada Emogenes Balena Auditoria S.S. LTDA. ME CF (Contrato aditivo n. 081/2018), no Contrato n. 0103/2018 e cópias do contrato, do empenho, da ordem de pagamento, da liquidação e nota fiscal.

• Cópia do relatório de auditoria realizada pela Empresa Contratada Emogenes Balena Auditoria S.S. LTDA. ME CF (Contrato aditivo n. 081/2018), no Processo Licitatório n. de aquisição da van para a saúde.

• Cópia do relatório de auditoria realizada pela Empresa Contratada Emogenes Balena Auditoria S.S. LTDA. ME CF (Contrato aditivo n. 081/2018), referente a perícia realizada na máquina Chaterpilar 416.

• Cópia do Processo de Licitação que contratou a empresa Emogenes Balena Auditoria S.S. LTDA. ME CF, bem como, de orçamento realizados para a sua contratação.

Também o vereador Miguel Felicetti (MDB) requer: Cópia do Processo Licitatório n. 062/2018, Pregão Presencial n. 033/2018, do contrato, danota fiscal, do empenho, e da liquidação de pagamento, todas referentes ao processo citado.

Em sua Justificativa em Plenário o vereador quer saber se houve direcionamento no edital para compra das peças.

Na Ordem do Dia o presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB) colocou em 2ª discussão e votação o projeto de lei 0700/19 que dispõe sobre crédito adicional suplementar e dá outras providencias. O Projeto foi aprovado por unanimidade.

Aberto a Palavra Livre o vereador Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) fez Indicação Verbal para cascalho e abertura de bueiros na propriedade do Senhor Antonio Gaio.

Sugeriu ao Prefeito sair do gabinete e tomar conhecimento da realidade colocando-se a disposição para levá-lo até o local. Ainda pede ao Executivo o mesmo serviço na propriedade de Floriano Rodrigues, pois o mesmo possuí terrenos em Ibiam e Campos Novos.

Acha irônico a desculpa do prefeito de que as terras pertencem a Campos Novos, mas não dizia isso na época da campanha eleitoral. Jocimar finalizou seu discurso relatando a preocupação com a forma que esta sendo feito a base e os bueiros da estrada a ser asfaltada em Linha União. Relatou o despreparo do Secretário com a falta de alinhamento dos bueiros e presença de tubos quebrados provando que assim a obra não vai durar um ano.

Clodomir Parise (MDB) esclareceu que compra de máquina de cortar grama no valor de 12 mil reais não era o pior da atual Administração Municipal pois, considera desperdício gastar R$ 2 milhões em asfalto quando é raro moradores de comunidades como São Pascoal, São Sebastião entre outras ver a Patrola realizando melhorias em suas vias de trânsito. Solicita que o Secretário tome providência pela proximidade do Inverno e reinicio das aulas.

O vereador Clodomir reforçou pedido de auxílio na propriedade de Eno Turela pois, o maquinário da Prefeitura começou o trabalho e não concluiu.

José Henrique Ramos Moreira (PSD) justificou seu apoio nos requerimentos da Bancada de Oposição. Espera que o Executivo conclua com recursos próprios os 3 projetos de asfalto em comunidades rurais de Ibiam, pretende avisar as 39 beneficiadas em Linha União que haverá cobrança de contribuição de melhoria após a obra concluída, pediu agilidade na Internet no campo tendo em vista vigência da nota fiscal eletrônica, também manifestou preocupação de a Administração privilegiar algumas pessoas no uso veículo público para transporte em centros maiores de Saúde.

Miguel Felicetti (MDB) fez Indicação Verbal em prol de Niko Padilha pois em investiu em sala de ordenha e a Prefeitura não arruma o pátio para melhorar o acesso no recolhimento do leite. Sugere a criação da CPI para investigar quem foi beneficiado na agricultura de Ibiam com incentivo de horas máquinas. Segundo ele, não há surpresa alguma ao constatar que os maiores favorecidos são os familiares do Prefeito.

Daniel Andrique (PP) por sua vez concordou com as Indicações dos Vereadores do MDB comentando que passou a poucos dias pelas propriedades citadas e que a situação é lamentável, reforçou o pedido que tem que se arrumar os locais. Ainda sobre a Internet Rural também aguarda a mais de um ano mas, não entende o que houve pois, Ibiam foi contemplado pelo projeto do Governo Federal.

Finalizando a sessão, o Presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB) parabenizou pelo expressivo número de requerimentos com temas que a população quer saber. Convidou os vereadores para curso em Florianópolis sobre Regimento Interno na qual, durante seu mandado pretende adequar e/ou atualizar o Regimento da Câmara de Ibiam.

Os vereadores voltam a se reunir na próxima sessão ordinária marcada para 06 de março, às 18.30 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

comentários