• Política 13/03/19 | 12:19:17
  • Obra de asfalto da Linha União preocupa Vereadores de Ibiam
  • Sessão da do legislativo foi realizada na terça-feira (12)
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam
  • Foto: Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Ibiam

Nesta terça-feira (12) os vereadores de Ibiam estiveram reunidos para mais uma sessão ordinária sob o comando do presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB).

Na oportunidade houve a aprovação de dois Requerimentos sendo, um do vereador Sélio Cardoso Raiser (PP) o qual pede que seja enviado ofício ao gerente regional da CELESC de Videira para que sejam efetuadas roçadas debaixo da rede elétrica nas comunidades de São Sebastião e São Pascoal. Ele justifica que em dias de chuva e vento, há frequentes quedas de energia em virtude da vegetação que encosta na rede elétrica, trazendo muitos transtornos e prejuízos aos produtores de leite, suínos e aves, bem como a todos os moradores das comunidades.

Ainda o vereador Miguel Felicetti (MDB) requer ao Prefeito documentos referente a retroescavadeira Caterpiller 416E tais como: cópia do relatório se serviços prestados de 1º de janeiro de 2018 até 12 de março de 2019, cópias do diário de bordo e da perícia realizada.

O presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB) encaminho os Projetos de Lei 0701/09 e 0704/19 á Comissão de Constituição Legislação e Justiça para seu parecer e, ainda nomeio os vereadores Mauri Dissegna (PT), Jocimar de Oliveira (MDB) e Sélio Raizer (PP) para comporem a Comissão Especial e para emitir parecer ao projeto de lei 703/19, que disciplina o Conselho Tutelar do município de Ibiam.

Como não houve Ordem do Dia logo foi passada a Palavra Livre. O vereador José Henrique Ramos Moreira (PSD) em razão de compromisso particular solicitou a mudança da dada da próxima sessão de 19 ao dia 22 de março. O pedido foi aceito pela maioria.

Clodomir Parise (MDB) comentou sobre o estado das estradas que com a chuva dos últimos dias houve bueiros entupidos, especialmente, na linha São Sebastião. Relatou a preocupação dos moradores da linha União relacionado a drenagem da estrada a ser asfaltada com uso de cascalho e barro no lascão. Acredita que com esta base não vai durar 2 anos o investimento de 2 milhões, pede laudo que comprove que uso deste material é confiável. Diz não entender o prefeito insistir no asfalto com estradas em mau estado de conservação. Pediu esclarecimento do Secretário de Agricultura sobre trator da prefeitura sem pneu abandonado a 20 dias numa propriedade, solicita que maquinário seja retirado do local pois é um bem público.

Mauri Dissegna (PT) comentou sobre o trabalho no interior esta sendo afetado pelas chuvas, comentou que é preciso analisar as leis que rege a saúde se há como fazer transporte de pacientes para consulta particular, também destacou que a comunidade já dispõe de um médico 40 horas e outro 2x por semana visando agilizar o atendimento. Finalizou homenageando as mulheres de Ibiam pela passagem de seu dia.

Irineu Salvadori (PDT) comunicou a troca de secretário de urbanismo e desejou sucesso ao Padilha. Comentou que numa comunidade do interior os técnicos haverá troca de bomaba, caso não se resolva será aberto outro poço artesiano.

Miguel Felicetti (MDB) realizou uma indicação verbal para que seja desentupido bueiro e britagem na propriedade de Nadir Bressiani. Quando ao comportamento da Secretaria de Saúde que transportou em veículo público filho de ex-prefeito de Ibiam para atendimento particular, que estenda este tratamento ao todos os cidadãos. Julga importante filmar os trabalhos na obra de asfalto que não tem engenheiro responsável, uso de máquina da prefeitura e de dinheiro público em serviço mal feito.

Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) recordou quando comentava que transporte de pacientes para consulta particular era possível bastava querer e, a Secretária de Saúde provou. Como deu pra levar o Luciano Grasi?? Por que não tratam por igual com a população? Esclareceu que houve a contratação de Engenheiro pra obra de asfalto sem licitação após requerimento dos vereadores em saber o nome do engenheiro responsável. Relatou maquinário que chegou em propriedade sem óleo diesel e draga abandonada no meio da lavoura provando o delgaço com o bem público. Dizem que os vereadores só criticam mas, não é crítica é o relato da mais pura verdade.

Sélio Raiser (PP) mencionou que é bom criticar mas, acredita que o município voltou a crescer, a saúde esta bem e que o trabalho na Linha União esta sendo feito e vai ficar bom. Quanto ao trator relatou que é a falta de peça mas,a administração vai resolver, que o lema da coligação esta sendo efetivado: seriedade e trabalho até o final do mandado.

José Henrique Moreira (PSD) salientou que cada morador tem o compromisso de não reflorestar embaixo de rede da CELESC mas, muitas vezes isso não acontece e causa transtornos de queda de luz. Parabenizou a comissão pelo Bingo da Capela Nossa Senhora Mãe do Salvador e o almoço de Costelão do CTG 3 de outubro.

Clodomir Parise (MDB) acredita no mecânico Edson e espera que logo se resolva a situação do trator. Mandou recado dos moradores de Linha União para ao prefeito "tome vergonha na cara" e veja a obra que Prefeitura de Videira fez de forma terceirizada, na qual em 60 dias já tem pó de brita e logo asfaltada com isso o maquinário próprio do município esta em uso nas outras estradas do interior. Também fez indicação verbal ao secretário de educação a pedido de pais que tem seus filhos freqüentando a 2ª série com mais de 30 alunos em sala com apenas um professor, situação não recomendada pelo MEC.

Miguel Felicetti (MDB) lembrou que fácil é assumir o Executivo com mais de 2 milhões em caixa e valores empenhados a pagar e maioria de maquinas em bom estado de conservação. Isto sim é casa arrumada.

Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) finalizou a sessão exemplificando o descaso do prefeito com a Educação, ao não dividir a turma pois, precisaria de mais uma professora e, na lista do Seletivo a próxima ser chamada seria sua esposa. Afirmou, que podem contratar outra professora pois, a sua mulher mês passado foi aprovada em Concurso e esta trabalhando em escola da comunidade de Bela Vista de Campos Novos. Entende, que o Secretário de Educação não tem culpa mas, espera que o prefeito tome rumo pois, é uma vergonha o jeito que ele administra o município.

O presidente Sérgio Antonio Ramos (PSDB) convoco os vereadores para a próxima sessão ordinária a ser realizada dia 22 de março de 2019, às 18.30 horas.


Fonte : Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam

comentários