• Previsão do Tempo 12/10/17 | 10:43:10
  • Serviço de alerta via SMS expande para todos os municípios de SC
  • O Estado de Santa Catarina foi pioneiro no projeto
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Defesa Civil SC
  • Foto: Divulgação

A partir de segunda-feira, 16, inicia a segunda etapa do serviço de notificação de emergência via SMS (mensagem de texto) da Defesa Civil. O Estado de Santa Catarina foi pioneiro no serviço quando começou com os testes para 20 municípios, em fevereiro deste ano. Agora, todas as cidades são abrangidas pelo sistema. A notificação é mais uma ferramenta para comunicar a população sobre situações iminentes de desastres, emergência e/ou estado de calamidade pública.

Na semana que vem inicia a campanha para a adesão ao serviço. O cadastro continua da mesma forma do projeto piloto. Ao receber a mensagem de texto convite, o cidadão responde somente com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para o número 40199. Mesmo sem receber o convite, o cidadão pode fazer o cadastro quando desejar. Ainda, o serviço permite cadastrar mais de um CEP (um por SMS) para ser monitorado pela Defesa Civil.

Além de Santa Catarina, o Estado do Paraná também entra nesta fase. As mensagens das Campanhas serão enviadas nos dias úteis (segunda a sexta-feira, exceto feriados), entre 9 e 20 horas, respeitando os limites técnicos operacionais e/ou capacidade de tratamento das redes de cada uma das prestadoras SMP, além dos limites técnicos operacionais e/ou capacidade de tratamento da plataforma do integrador.

Conforme dados do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), em Santa Catarina, pouco mais de 8 milhões de aparelhos celulares estão ativos para receber as notificações. Nos dois Estados do Sul, são cerca de 20 milhões terminais telefônicos móveis.

Com o passar do tempo, o serviço vai sendo ampliado pelo Brasil a partir do cronograma proposto pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). São Paulo (a partir de 16 de novembro), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santos (a partir de 18 de dezembro), Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás (a partir de 15 de janeiro de 2018), Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima (a partir de 19 de fevereiro de 2018).

O trabalho é realizado pelas Defesas Civis Estaduais, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Sinditelebrasil, Anatel e ABR Telecom.

 

Cadastro

Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP que deseja ser monitorado. Envie um SMS com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para 40199. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

 

Consulta

Para consultar um CEP cadastrado, o usuário deverá enviar a mensagem "consultar" para o número 40199.

Caso o usuário tenha ao menos um CEP cadastrado com o status "cadastrado", ele receberá o(s) cep(s) cadastrado conforme a seguinte mensagem: "Para este numero de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 00000000,00000000,00000000"

Caso o usuário não possua nenhum CEP cadastrado com o status "cadastrado", ele receberá a seguinte mensagem: "Para este numero de celular não existe CEP cadastrado. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hífens "

comentários