• Saúde 10/07/18 | 10:57:52
  • Postos de saúde disponibilizam vacinas gratuitas durante todo o ano
  • Pais e responsáveis devem atualizar as cadernetas das crianças
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Portal Brasil
  • Foto: Imagem ilustrativa/Google

As vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde, exceto a da gripe, que faz parte de uma campanha e exige um período específico de proteção, que é antes do inverno. O Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) contempla 19 vacinas para toda a população.

Segundo o Ministério da Saúde, outros 25 imunobiológicos, entre soros e vacinas para pessoas com condições especiais, também são ofertados por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), totalizando 44 imunobiológicos.

 

Importância da vacinação

A medida evita doenças e suas sequelas (como surdez, cegueira, paralisia, problemas neurológicos, dentre outros), e até a morte, proporcionando qualidade de vida para toda a população, além de evitar que doenças se propaguem.

O Ministério da Saúde atua na disseminação de informações por campanhas publicitárias, entrevistas de especialistas e interação nas redes sociais, por exemplo. Em muitos casos, pais e responsáveis não veem mais algumas doenças como um risco, como a poliomielite. Faz-se necessário ressaltar a importância da imunização e assegurar que as vacinas passem por um rígido processo de validação.

A próxima Campanha Nacional de Vacinação será contra a poliomielite, de 6 a 31 de agosto de 2018.

Clique aqui e acesse o Calendário Nacional de Vacinação.

comentários