• Tangará 05/10/17 | 11:31:29
  • Tamanduá é encontrado na cidade e capturado pelos Bombeiros de Tangará
  • Animal foi devolvido à mata, com orientação da Polícia Ambiental
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Jornalismo Tangará AM com informações do Corpo de Bombeiros
  • Foto: Divulgação Bombeiros Tangará

Nesta semana um fato inusitado movimentou as guarnições do Corpo de Bombeiros de Tangará. Na terça-feira (03), por volta das 08h30 as guarnições foram acionadas para realizar captura de animal silvestre no centro da cidade, próximo a cabeceira da ponte. Se tratava de um Tamanduá da espécie Mirim, conhecido também como Tamanduá-colete. Tal, animal, apesar de ser abundante em nossa região, nunca havia sido visto tão próximo a cidade durante o dia. Após a captura, as guarnições entraram em contato com a Polícia Ambiental, que orientou sobre a soltura do animal, em local retirado, para que o mesmo retornasse a mata.

Essa espécie de tamanduá é reconhecida principalmente por um padrão de pelagem, que faz com que pareça que ele usa um colete.  Possui longas garras nas patas anteriores, e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores. São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimenta preferencialmente de formigas e cupins. Quando acuado, fica sobre as patas traseiras, sinalizando uma posição de defesa.

O Corpo de Bombeiros orienta que, quando encontrado algum tipo de animal silvestre, não se deve realizar a captura sem os equipamentos ideais, podendo acarretar em lesões e ferimentos tanto no animal como em quem queira capturá-lo. Em caso de emergência, ligue 193.

comentários