• Tangará 05/06/18 | 10:21:38
  • Projeto Cidade Limpa: ações são desenvolvidas no Dia do Meio Ambiente
  • Uma parceria entre Prefeitura, Rádio Tangará e Núcleo da Mulher
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Jornalismo Tangará AM
  • Foto: Divulgação Assessoria de Imprensa Prefeitura

Nesta terça-feira, 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, tem como tema este ano "#AcabeComAPoluiçãoPlástica". O objetivo da ONU Meio Ambiente é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis.

A Prefeitura de Tangará, em parceria com a Rádio Tangará e o Núcleo da Mulher Empreendedora da Acita, está promovendo ações em prol de uma cidade mais limpa e saudável. A ação ainda conta com apoio dos coletores de materiais recicláveis que atuam no município.

Atualmente a coleta de lixo é feita de modo convencional. Entretanto o plano municipal de gestão de resíduos sólidos de 2014 incluiu como meta futura a implantação da coleta seletiva. Para alcançarmos esse objetivo é fundamental a participação e contribuição de todos.

O vice-prefeito, Valmor Vivian, destaca que já foram instaladas algumas das lixeiras de coleta seletiva, o objetivo da campanha é promover a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

A integrante do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acita, Odete Panceri, conta que nesta semana do meio ambiente será feita uma panfletagem com orientações sobre a correta separação do lixo na coleta seletiva, além de uma cartilha com um guia de utilização das lixeiras coletivas.

 

Observe as orientações e contribua para a nossa cidade ser mais bonita

- Separe os resíduos recicláveis como: papel, latinha, plásticos e metais. As pessoas que recolhem esses materiais obtém renda ao destiná-los á industria da reciclagem. Colabore
- Se não for possível destinar o lixo orgânico para compostagem, embale em sacos ou sacolas plásticas bem fechadas antes de descartá-lo.
- Os rejeitos como fraldas descartáveis, lixo de banheiro, materiais sujos como papéis, copos e pratos descartáveis, embalagens metalizadas, couros, tecidos, esponjas, fotografias e etc, devem ser descartados em sacos ou sacolas plásticas. Eles não são passíveis de reciclagem devido a contaminação.
- Coloque o lixo somente nos dias de coletas, segunda, quarta e sexta-feira.

A coleta de resíduos volumosos como: Eletrodomésticos, móveis, madeiras, tonéis, pneus, colchões e estofados será realizada, pela equipe da prefeitura municipal no último sábado de cada mês.

Sempre aos sábados a equipe da prefeitura municipal recolherá galhos e outros resíduos de podas e roçadas.

A prefeitura municipal também organiza o recolhimento e destinação do lixo eletrônico (tv's, aparelhos de som, computadores, baterias e lâmpadas). A cada 3 meses serão definidos datas e local para a entrega voluntária pelos cidadãos.

O recolhimento e destinação de entulhos de construções, reformas e demolições deverão ser providenciados pelo munícipe. O município não possui local licenciado ambientalmente para receber esses resíduos.

Em dúvida, sugestões e críticas ligue para 3532-7450.

comentários